O QUE QUEREMOS

Nossa missão
é transformar

MATERIAIS que seriam descartados em BOLSAS que são verdadeiras obras de arte.

Em nossa coleção inicial, os lacres de latinha são o elemento principal. Pretendemos apresentar novas formas de consumo consciente na moda, além de reduzir impactos no meio ambiente e acelerar a economia solidária por meio de bolsas sustentáveis.

NOSSA HISTÓRIA

A relação entre
o VELHO e o NOVO vem da nossa família no
BRASIL

O nome da marca tem uma história especial.

Lorena Muntaser, modelo, atriz e empresária, é a fundadora da marca. Ela escolheu o nome inspirado em seu avô, Alaor Dutra, mais conhecido como “Alaor do Ferro Velho”, expressão que significa sucata, que atua nessa área há quase 60 anos, na pequena cidade de Ituiutaba, em Minas Gerais.

Alaor faz a ponte entre o antigo e o novo, comprando materiais que seriam descartados e vendendo-os para empresas que irão reciclá-los.

Alguns anos depois, essa história familiar se cruza com uma visita despretensiosa ao Pelourinho, em Salvador, Bahia, onde Lorena viu algumas bolsas feitas com lacres de latinha, e que a inspiraram a criar sua própria marca de bolsas.

Nova Iorque

Por aqui
SUKATA vai
operar em todos os EUA

Salvador

Onde nossos primeiros itens estão sendo produzidos

Ituiutaba

SUKATA é uma empresa familiar cuja inspiração remonta ao passado

Além disso, o primeiro emprego de Lorena foi com o avô, como caixa. Aprendeu muitas coisas que leva consigo para a vida. Vovô Alaor é uma grande inspiração.

Nasce a SUKATA.
A encantadora combinação de moda, meio ambiente e arte, materializada em bolsas artesanais feitas especialmente para você.

Esperamos que você se inspire!

COMO FAZEMOS

Nossas CRIAÇÕES incentivam CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

Para explicar como as bolsas SUKATA são produzidas, precisamos esclarecer os conceitos relacionados à reciclagem de materiais.

A dinâmica da reciclagem engloba o não descarte e a reutilização de materiais, retornando à mesma função na cadeia produtiva. 

Nos processos de upcycling e downcycling, o material é reutilizado para gerar outro produto ou artigo.

RECICLAGEM

DOWNCYCLING

UPCYCLING

Os lacres de latinha, ao invés de serem descartadas no meio ambiente, passam por processo de upcycling, tornando-se a base para a confecção das bolsas da SUKATA.

Primeiro, os lacres são comprados em cooperativas de reciclagem. Depois, passam por um processo de lavagem e higienização. A partir daí, a coleção é pensada e criada em conjunto com as artesãs para serem realizados testes, pensando sempre no conforto e praticidade. 

Modelos aprovados! É hora das artesãs iniciarem a produção com todo carinho e cuidado.

CURIOSIDADE

São necessários mais de 700 lacres para produzir uma bolsa SUKATA.

Uma grande quantidade de material que, se descartado, leva de 200 a 400 anos para se decompor, segundo dados da Fundação Oswaldo Cruz, instituição brasileira de 

Ciência e Tecnologia em Saúde.

Portanto, ao adquirir uma das nossas, você contribui para a redução do impacto ambiental, tanto por meio do descarte quanto da extração, valoriza a economia solidária e ajuda a criar um ecossistema melhor para se viver.

Agora que você conhece o nosso processo, você não vai olhar apenas para as nossas bolsas pelo lado estético, mas também com consciência ambiental.

QUEM SOMOS

Conheça a EQUIPE
por trás da SUKATA

Uma combinação de interesses em moda, arte e meio ambiente. A materialização de um sonho que conta também com as mãos habilidosas de artesãs e costureiras brasileiras

 na fabricação de bolsas upcycled.

LORENA MUNTASER

FUNDADORA

MUNTASER KHALIL

COMUNICAÇÃO E MARKETING

DONA IVONE

ARTESÃ GERENTE